Quinta , 21 Nov de 2024
22/08/2024 | Por:
Sabe aquele pó de café que sobra depois de coado ou aquele restinho de comida que é jogado na pia da cozinha? Ou aquele papel higiênico que é descartado no vaso sanitário? Todos esses resíduos, quando destinados incorretamente para a rede de esgoto, trazem algum tipo de problema gerando extravasamentos das tubulações nas vias públicas ou até o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.
Com o avanço do esgotamento sanitário na cidade de Timon e das conexões dos imóveis, é preciso que o uso adequado da rede seja um hábito de cada morador e exista um compromisso coletivo, pois a maneira que cada um usa o sistema de esgoto, reflete diretamente na melhoria da saúde, da qualidade de vida e na retirada de esgoto a céu aberto.
Periodicamente, a Águas de Timon tem retirado resíduos sólidos das Estações de Tratamento, Elevatórias e das redes de esgoto que compreendem o sistema de esgotamento sanitário, que hoje atende mais de 20 bairros da cidade. “Toda a rede de esgoto da cidade é dimensionada e preparada para receber somente esgoto. O lixo descartado de forma incorreta no sistema, obstrui a coleta de esgoto, gerando transtornos para o cotidiano da cidade e trazendo prejuízos para um serviço tão essencial para saúde do timonense” destaca o gerente de Operações, Guilherme Coeli.
Canudos, restos de comidas (arroz, feijão), sacolas, sandálias, pó de café, tampas, fraldas, preservativos, fios de cabelo, papel higiênico, madeiras e tecidos são só alguns dos tipos de lixos já encontrados pelas equipes de manutenção e que não devem ser jogados na rede de esgoto. Óleo de cozinha e outras gorduras usadas cotidianamente também são vilões, pois, uma vez, descartados na rede de esgoto, endurecem e acabam entupindo as tubulações.
A Águas de Timon segue preparada para atender as demandas necessárias referentes à manutenção do sistema de coleta de esgoto, inclusive com tecnologia de ponta como a utilização do Seenaske (dispositivo com tela que identifica danos e objetos na rede de esgoto) e o caminhão hidrojato. Porém, é essencial, que o uso correto se torne um hábito e compromisso de todos os timonenses que conectam seus imóveis e utilizam a rede de esgoto que já abrange 46% da cidade.
Confira abaixo algumas dicas e orientações para o uso adequado do sistema de esgotamento sanitário: