Quinta , 21 Nov de 2024
02/05/2024 | Por: APPM
A APPM promoverá, na próxima terça-feira, 07 de maio, a partir das 9h, uma palestra de orientação sobre a destinação do Imposto de Renda Solidário aos Municípios.
O evento acontecerá no auditório da entidade e contará com a participação de prefeitos, Receita Federal do Brasil, órgãos e conselhos municipais, estaduais e federais e tem como objetivo orientar a população acerca da destinação de parte do Imposto de Renda para ser aplicado em benefício dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI).
O procurador da APPM, Waldemar Fernandes, explica a importância dos municípios enviarem seus técnicos para a palestra.
“É importantíssimo a participação dos municípios piauienses, encaminhando para o evento que será realizado no próximo dia 07 de maio seus secretários de finanças, assistência social e a própria contabilidade, para que haja a correta orientação tanto dos servidores como dos munícipes em suas respectivas regiões, e se promova a destinação correta do Imposto de Renda Solidário, atendendo a esse chamado da Receita Federal do Brasil, para que a gente consiga arrecadar fundos suficientes para serem destinados aos próprios Fundos municipais de apoio às crianças, adolescentes e idosos em estado de vulnerabilidade”, enfatiza o procurador.
Normalmente, a totalidade do Imposto Devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara o IRPF no modelo Completo, no entanto, pode escolher o destino de 6% daquela soma, direcionando-a aos Fundos citados acima da seguinte forma: Doando um valor ao Fundo de sua preferência e lançando esta doação como uma dedução no próximo IRPF, ou na própria declaração, de forma rápida e fácil, sem nenhum custo.
Serão palestrantes do encontro o Delegado da Receita Federal do Brasil no Piauí, André Santos; a Contadora e Presidente da IMCEPI, Janaína Melo; e a Vice-presidente da APPM e Prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, junto ao Coordenador municipal do Conselho da Criança e do Adolescente.
Órgãos convidados: Receita Federal do Brasil, Defensoria do Núcleo da Criança, Adolescente e Família (DPE), Diretoria de Proteção Social Especial da Secretaria Estadual da Assistência Estudantil (SASC), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Ministério Público do Piauí (MPPI), Sindicato das Empresas de Contabilidade (SESCON), o Instituto de Mulheres Contadoras do Estado do Piauí (IMCEPI), Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) e Sindicato dos Contabilistas do Piauí (SINDICONT).
O encontro será transmitido através do canal do Youtube da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Todos os valores destinados pelos contribuintes aos Fundos serão aplicados, unicamente, em projetos e programas de atendimento, promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa e ou da criança e do adolescente, que obrigatoriamente precisam ser aprovados pelos respectivos Conselhos – órgãos gestores dos Fundos, que estão sujeitos à fiscalização do Ministério Público.